DESAFIO
O desafio do projeto envolve o redesenho do clássico galão retornável de 20 litros, refinando o conceito visual do produto para que se torne uma peça harmônica em todos os ambientes de uso comum e também valorizar seu conteúdo precioso.
O diferencial deste projeto não foi apenas o desafio estético, mas principalmente realizar melhorias ergonômicas que facilitem o manuseio do galão pelo consumidor final e que beneficiem também todos os envolvidos no ciclo de vida do produto, da fabricação ao envase, da armazenagem ao transporte e entrega.
SOLUÇÃO
Em termos estéticos, buscamos referências visuais comuns na cultura brasileira e elementos associados ao consumo de água. O caminho escolhido incorpora texturas caneladas, cores translúcidas e formas com curvas suaves.
Para atender aos processos de fabricação, tanto de sopro com o Parison em PP quanto de pré-forma em PET, foi necessário criar uma alça injetada que pudesse ser acoplada ao corpo do galão.
No fundo do galão, projetamos um recuo para acomodar o gargalo de outro galão, permitindo que sejam empilhados e, assim, reduzindo o volume necessário para armazenamento e transporte.
Além disso, criamos cavidades recuadas no fundo do galão para encaixe dos dedos, facilitando o manuseio, como por exemplo, girar ele em um bebedouro.
RESULTADOS
O design do galão foi aprimorado com curvas suaves ao longo de seu comprimento. A adição de uma textura canelada e anéis de reforço, que são obrigatórios pelas normas brasileiras, resultou em uma estrutura robusta e uma estética harmoniosa que se integra facilmente a diversos ambientes.
O conjunto de alças adicionadas ao design melhorou significativamente a ergonomia do produto, tornando-o mais seguro e prático de usar. Isso facilitou a usabilidade para todos, abrangendo um público amplo capaz de realizar movimentos de transporte e instalação. Além disso, o design permite que o galão seja transportado por duas pessoas, dividindo as alças.